8 maiores problemas da gravação de câmeras em DVRs

problemas-de-gravar-no-dvr-nuvem-vms-monuv

A preocupação com a segurança das imagens das câmeras de segurança é algo cada vez mais presente em centrais de monitoramento. A adoção de um VMS com armazenamento em nuvem oferece uma camada de proteção aos vídeos trazendo maior segurança e confiabilidade do sistema de monitoramento. Confira os 8 problemas mais comuns de sistemas de CFTV e segurança tradicionais.

1) Falhas do DVR

Os DVRs e NVRs utilizam discos rígidos que, inevitavelmente, falham. Muitas vezes, essas falhas são descobertas apenas quando uma ocorrência ou sinistro ocorre, ou seja, no momento em que mais se precisa do vídeo. Sistemas redundantes podem adicionar um nível extra de proteção, mas isso aumenta significativamente os custos devido à necessidade de equipamentos adicionais, mão de obra especializada e gestão contínua.

2) Roubo e sabotagem do DVR

O motivo mais óbvio para utilizar o monitoramento em nuvem é garantir que as evidências de vídeo não sejam perdidas ou roubadas. DVRs e HDs podem ser facilmente roubados ou danificados, comprometendo toda a infraestrutura de segurança eletrônica. A gravação em nuvem elimina essa vulnerabilidade, garantindo que os vídeos estejam sempre protegidos e acessíveis.

3) Falha de conexão de câmeras

As câmeras de segurança podem parar de funcionar por vários motivos, como reinicialização, perda de conexão com a internet, falta de energia ou falha do equipamento. Com o monitoramento em nuvem, se algo acontecer e a câmera parar de enviar dados, o usuário é notificado imediatamente, permitindo ação rápida para evitar surpresas.

Na Monuv, monitoramos o status da sua câmera em tempo real, notificando o administrador sempre que uma câmera perder conexão com o sistema em nuvem. Uma nova notificação é enviada quando a conexão é restabelecida. Além disso, o gestor pode acessar relatórios que facilitam a identificação de câmeras com problemas de conexão.

4) Tempo de armazenamento limitado

Os possuem capacidade de armazenamento limitada, o que se torna um problema à medida que mais câmeras são adicionadas ou câmeras de alta resolução são utilizadas. O monitoramento em nuvem oferece uma solução totalmente flexível e escalável.

5) Acesso limitado ao vídeo

Para que as pessoas permaneçam produtivas, elas precisam de acesso fácil e imediato ao sistema de videomonitoramento. Os sistemas tradicionais apresentam limitações de usuários enquanto no VMS em nuvem o vídeo é armazenado em servidores de alta capacidade, permitindo que infinitos usuários acessem simultaneamente o fluxo de vídeo ao vivo ou gravado sem qualquer impacto no desempenho.

6) Consumo de internet para visualização

O sistema tradicional com armazenamento em DVRs consome banda de internet do local em que a câmeras está instalada a cada acesso, de forma cumulativa. Ou seja, se uma câmera trafega 1Mbps por acesso, 10 pessoas acessando simutaneamente consumiriam 10 Mbps de banda ded nternet.

O monitoramento em nuvem utiliza apenas a banda de upload para enviar as imagens para a nuvem, não afetando a banda de download. Isso é particularmente vantajoso para locais que requerem muitos acessos simultâneos, permitindo que mais pessoas tenham acesso às imagens sem comprometer a qualidade do sistema de monitoramento.

7) Gestão descentralizada e complexa

Sistemas com armazenamento local requerem infra-estrutura dedicada em cada local além de adicionar complexidade técnica no acesso das imagens, seja pela necessidade de um rígido controle de usuários e senhas de diversos dispositivos, ou pelo custo de centralizar o acesso aos dados numa única interface de gestão. O VMS com armazenamento em nuvem permite acessar todas as câmeras em um único sistema, independentemente do fabricante ou localização. Isso facilita a organização e o acesso às imagens.

8) Burocracia na recuperação de vídeos

O processo de recuperação de imagens das câmeras de segurança pode ser complexo e demorado, resultando muitas vezes na perda de informações-chave para situações críticas de segurança. Com o monitoramento em nuvem, o acesso é online e ilimitado, permitindo que situações cotidianas, como brigas, acidentes de trânsito ou furtos, sejam resolvidas de forma mais eficiente.

VMS com armazenamento em nuvem para proteção e segurança do monitoramento

O monitoramento em nuvem oferece uma solução eficiente para a segurança de imagens de câmeras de segurança. Sem o armazenamento em nuvem, existe o risco de perda de dados cruciais devido a falhas de hardware, roubos ou danos aos dispositivos de gravação.

Em um incidente crítico, a falta de acesso imediato e seguro às gravações pode comprometer a segurança e dificultar investigações.

A implementação de um sistema de monitoramento em nuvem garante que as imagens estejam protegidas e acessíveis, reduzindo significativamente esses riscos e proporcionando maior tranquilidade para a gestão da segurança.

Gostou? Compartilhe

Assine nossa news mensal

Novidades da Monuv e destaques do setor