Central de Monitoramento: terceirizar ou fazer internamente?
1 de fevereiro de 2024

Com o crescimento da demanda por soluções de segurança eletrônica nos últimos anos como portaria remota, sistemas de alarme e CFTV, as empresas do segmento buscam respostas para uma dúvida frequente: como oferecer o serviço de monitoramento aos clientes que atendo? 

Neste caso existem duas opções: implantar uma central própria de monitoramento ou terceirizar o serviço. A resposta nem sempre é tão simples, já que é também uma decisão estratégica tomada pelos gestores de acordo com fatores que vão além do orçamento necessário para a implantação.

O que é uma central de monitoramento própria?

Uma central de monitoramento própria é uma maneira de oferecer a solução completa que o seu cliente busca: projeto de segurança eletrônica, instalação dos equipamentos e monitoramento remoto 24 horas por dia. Para você que possui empresa no segmento de segurança e quer oferecer o serviço de monitoramento, a principal vantagem é garantir um faturamento recorrente através das mensalidades do serviço de monitoramento, melhorando seus resultados financeiros e a própria fidelização dos clientes. 

Porém, uma central de monitoramento própria exige um alto investimento em estrutura e recursos humanos; por isso, é importante planejar e analisar se os custos envolvidos são interessantes frente ao faturamento a ser gerado.

O que é uma central de monitoramento terceirizada?  

A central de monitoramento terceirizada é oferecida por uma empresa especializada que utiliza infraestrutura própria. Assumindo os custos com o corpo técnico, encargos trabalhistas, licença de software, servidores, geradores, internet, telefone e outros riscos do negócio, cobrando o profissional de segurança apenas pela quantidade de contas monitoradas pela central terceirizada, reduzindo drasticamente os custos operacionais e otimizando todo o tempo do gestor.

Conheça como funciona a central própria: 

O primeiro passo para ter uma central de monitoramento própria é buscar um imóvel adequado para a operação. O local deve ser seguro, de preferência com blindagem e acessos restritos, além de poder suportar os equipamentos necessários e esteja numa localização com oferta abundante de links de internet. 

Cada atendente necessita de computadores e monitores de ponta que suportem a operação ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Servidores locais, com redundância de dados na nuvem, são primordiais para garantir a segurança e sincronização dos dados da sua Central de Monitoramento. 

Toda infraestrutura de TI deve contar com equipamentos que permitam a operação em tempo real, com fibras óticas que tornem o processo mais ágil e seguro. Para que sua operação não fique instável ou indisponível, você deverá ter, pelo menos, três links de internet de altíssima velocidade operando ao mesmo tempo. 

O ideal é que seu servidor conte com um sistema que identifique o link mais estável e rápido, faça a alteração de links em caso de instabilidade ou quedas, mantendo a operação no ar o tempo todo. Além da internet, invista em redundância energética, utilizando nobreaks de alto desempenho e geradores de energia que mantenham a disponibilidade em caso de queda na distribuição local.

Como funciona a central terceirizada: 

A central terceirizada utiliza uma infraestrutura própria, assumindo os custos e demais especificações. No caso do atendimento dos clientes, quem decide como a empresa terceirizada irá responder às ocorrências é a empresa contratante, que pode ter diferentes acordos com seus clientes. 

É importante que a empresa terceirizada respeite os procedimentos da contratante. Dessa forma, você garante o bom atendimento e o cliente fica satisfeito com os seus serviços.

O que ponderar na hora de escolher: 

Ao escolher entre uma central de monitoramento própria ou terceirizada, é importante considerar alguns fatores como:

  • o orçamento disponível
  • a estrutura necessária para a operação 
  • a qualidade do serviço prestado
  • a segurança dos dados
  • a disponibilidade do serviço
  • a capacidade de atendimento
  • experiência da empresa no mercado

Resumindo, isso deverá ser ponderado as limitações e necessidades do seu negócio. A melhor solução deve ser a que você consegue custear e gerar uma boa experiência para o cliente final. 

Como a Monuv pode te ajudar a criar sua operação de monitoramento

Caso você opte por criar sua operação de monitoramento por imagem, a Monuv é a melhor solução. Com ampla aplicação em gestão de imagens e backup em nuvem, monitoramento e prevenção de intrusão, e monitoramento investigativo, a plataforma permite que você evite problemas como:

  • Falta de verificação visual e evidências
  • Tempo alto de validação da ocorrência
  • Resposta ineficiente
  • Alto volume de falsos alertas positivos
  • Dificuldade na tomada de decisões
  • Limitação na identificação de intrusos
  • Subutilização de recursos de câmeras
  • Desconfiança na credibilidade dos alarmes

A Monuv é a primeira empresa brasileira a desenvolver um VMS em nuvem com Inteligência Artificial, tornando as centrais de monitoramento mais eficientes e permitindo o crescimento escalável dessas empresas, eliminando a necessidade de investir e administrar caras infraestruturas de TI. 

Usando o monitoramento por inteligência artificial, as centrais recebem, em média, 100 vezes menos falsos alertas, resultando em uma operação mais eficiente e com menor custo, impactando também na satisfação dos clientes finais e no nível de serviço entregue.

Conclusão

A escolha entre uma central de monitoramento própria ou terceirizada é uma decisão estratégica que deve ser tomada de acordo com fatores que vão além do orçamento necessário para a implantação.

Ambas as opções têm seus prós e contras, e a escolha final dependerá de vários fatores, como o tamanho da empresa, o orçamento disponível, a complexidade do sistema de monitoramento e a disponibilidade de recursos internos.

Em empresas que optam por adotar o modelo de central de monitoramento própria, a Monuv é a solução perfeita para garantir qualidade no nível de serviço entregue, eficiência em serviços e facilidade na gestão diária das imagens captadas por qualquer câmera existente.

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