Transforme o monitoramento do seu canteiro de obras através de inteligência artificial!
11 de outubro de 2023

Já considerou fazer o gerenciamento remoto e o monitoramento do seu canteiro de obras, em tempo real, através de inteligência artificial? Descubra como fazer isso com tecnologias inovadoras e ter resultados surpreendentes.

Ter uma boa gestão do canteiro de obras é parte essencial durante os processos da construção civil.

O local de execução da obra é, indiscutivelmente, um dos mais importantes e exige um monitoramento constante. Quando o seu planejamento é negligenciado, todo o modelo construtivo fica prejudicado.

O impacto é nítido: desperdício de materiais, uso indevido de equipamentos, demora na detecção de erros que geram retrabalho, acidentes de trabalho, perda de produtividade, entre outros.

As empresas tentam mitigar o desperdício alocando mais recursos financeiros e humanos que, no fim das contas, vão reduzir as margens líquidas do negócio e não vão resolver o problema, tanto para a empresa quanto para o cliente.

Sendo assim, para evitar esses transtornos, é fundamental investir no planejamento do canteiro, tornando a gestão mais eficiente, reduzindo erros e aumentando a produtividade. Mas como isso é possível?

É aí que entram as câmeras nos canteiros de obras. Quer entender melhor como essa solução impacta a gestão e a segurança na indústria construtiva? 

Então, continue lendo nosso post!

Como otimizar a gestão do canteiro de obras?

O maior desafio, em primeiro lugar, é fazer um planejamento visando realizar as tarefas da melhor maneira possível, utilizando recursos (materiais e humanos) de forma consciente, garantindo que não se perca tempo e dinheiro com falhas nos processos.

Por isso, a gestão do canteiro de obras não deverá ser voltada apenas para a entrada e saída de materiais. É importante controlar o fluxo de pessoas e informações com eficiência, para garantir maior organização e produtividade.

A tecnologia surge como aliada nesse processo, porque sua evolução constante permite que setores como a Construção Civil tenham ferramentas para garantir a eficiência do projeto na prática. Entre elas, estão o uso de plataformas para gerenciamento remoto e de câmeras inteligentes na nuvem

Como tornar sua obra mais eficiente com a Construct IN e a Monuv

As tecnologias da Construct IN e Monuv transformam o trabalho do canteiro de obras muito mais eficiente e produtivo.

Elas são poderosas ferramentas para uma gestão do campo mais assertiva, que garanta o custo-benefício de um projeto. Além disso, têm o poder de fornecer informações para engenharia, planejamento, marketing e cadeia de suprimentos, mudando a realidade de todos os envolvidos em uma obra.

E elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de dispositivo!

Construct IN: Documente e gerencie obras em 360°

A Construct IN é uma ferramenta única no mercado, porque possibilita acompanhar uma obra a qualquer hora e lugar, por meio de um celular, tablet e computador. A plataforma utiliza a tecnologia 360º para fazer a documentação e gerenciamento remoto de projetos de construção civil.

Dessa forma, todos os profissionais envolvidos em uma obra, quando autorizados pelos administradores dos projetos, podem visitar virtualmente o canteiro de obras para fazer consultas e inspeções, otimizando a comunicação entre o time e reduzindo os custos com viagens e retrabalhos.

Monuv: Câmeras mais inteligentes na nuvem

A Monuv é a primeira plataforma do Brasil a oferecer serviços de câmeras inteligentes em nuvem. O uso de tecnologia de armazenamento em nuvem e outras inteligências permitem monitorar o andamento da obra em tempo real, possibilitando acessos simultâneos às imagens gravadas e ao vivo, controle do fluxo de pessoas, resolução de conflitos, entre outros.

Com isso, você não se preocupa com roubo das câmeras, porque as imagens estão salvas na nuvem. Assim, é possível resolver ocorrências de forma simples e rápida. 

Dentre as vantagens de ter câmeras inteligentes em nuvem, está o uso da tecnologia Time-lapse, que otimiza o tempo dos engenheiros, permitindo a checagem de dias, semanas e até meses em alguns segundos.

Confira abaixo como funcionam as tecnologias inovadoras da Construct IN e Monuv.

Tecnologia 360° Construct IN

Além de serem mais práticas e eficientes, quando comparadas aos equipamentos tradicionais, as câmeras 360° são capazes de capturar uma visão geral dos ambientes de obra, com mais qualidade e precisão das informações. 

Ao registrar todos os pontos e direções ao mesmo tempo, é possível ter uma fotografia de um ângulo total do canteiro de obras, bastante similar à visão humana. Todas essas imagens ficam disponíveis no sistema da Construct IN.

Os apontamentos podem ser inseridos diretamente na imagem 360° e compartilhados com os envolvidos ou responsáveis por determinada atividade. Essa funcionalidade otimiza a comunicação e o fluxo de informações durante a execução do projeto.

O processo de captura das imagens também é muito simples. Basta abrir o aplicativo Construct IN Capture, conectar a câmera 360º ao smartphone e ir andando pela obra para  fazer os registros dos pontos selecionados na planta.

Ao final do percurso, as imagens são enviadas automaticamente para a plataforma, onde ficam organizadas de forma cronológica. As fotos 360° da obra podem ser acessadas a qualquer momento, pelo navegador ou aplicativo, sem depender de pastas desorganizadas ou arquivos enviados pelo WhatsApp. 

A tecnologia de captura, portanto, quando pensada e integrada a outros sistemas e funcionalidades, proporciona uma nova forma de fazer o acompanhamento das obras à distância, muito mais imersiva e transparente. 

Veja como a plataforma funciona no vídeo a seguir.

Time-Lapse Monuv

Imagine a possibilidade de poder conferir meses de andamento do canteiro de obras em poucos segundos e ainda poder usar para mostrar para os futuros moradores a evolução do projeto?

Essa é a importância da tecnologia Time-lapse para um empreendimento de construção civil. 

A tecnologia Time-lapse funciona da seguinte forma: a câmera captura fotos de uma área com uma frequência pré-determinada. Quando essas fotos são organizadas em ordem cronológica, cria-se a sensação de um vídeo acelerado, mostrando as mudanças da obra durante esse período.

Além disso, as imagens fornecidas pelo time-lapse em nuvem servem para diversas áreas da empresa. Você poderá, desde promover o alinhamento de cada etapa da obra, até divulgar a sequência de fotos nas redes sociais, para mostrar a evolução do projeto.

Na Monuv, o uso do Time-lapse é ilimitado. É possível gerar quantos vídeos você desejar, escolher a data de início e fim, além da velocidade do vídeo. Também é possível definir as faixas de horário, para quem não quer ter fotos em período sem atividade ou com pouca iluminação.

Para usar o serviço de Time-lapse, você deve ter uma câmera conectada a Monuv com um plano de armazenamento ativo. O melhor disso tudo é que o Time-lapse funciona em qualquer câmera ou DVR.

Clique aqui para conferir como a tecnologia funciona na prática. 

(https://suporte.monuv.com.br/pt-BR/articles/7836229-termo-de-referencia-descritivo-completo-de-recursos-e-funcionalidades#h_6cedb1ac7e)

Os benefícios do gerenciamento remoto e monitoramento em nuvem para a Construção Civil

Ter essas duas tecnologias aliadas ao dia a dia do seu canteiro de obras geram benefícios diretos a sua gestão. Aqui estão alguns deles:

     

      • Mais transparência do canteiro de obras 

      • Melhor gestão e controle das atividades de campo 

      • Aumento da segurança para gestores e profissionais da Construção Civil

      • Redução de custos do canteiro de obras

      • Acesso facilitado e ilimitado às imagens da obra pelo monitoramento e documentação em nuvem 

      • Resultados potencializados pelo aumento da produtividade e redução de erros 

    Conclusão

    Desenvolver um projeto de obra mais eficiente, com resultados surpreendentes para a sua empresa, é possível com o uso de câmeras aliado a tecnologias inovadoras como a Construct IN e a Monuv.

    Sem o uso dessas inteligências, recursos valiosos podem ser desperdiçados apenas para evitar que mais dinheiro seja perdido pela sua empresa.

    O gerenciamento remoto da Construct IN e o monitoramento em nuvem da Monuv, são a dupla ideal para evitar transtornos e aumentar a produtividade, garantindo que as receitas não sejam utilizadas para mitigar erros que poderiam ser corrigidos com um bom planejamento.

    Dessa forma, sua empresa e seu cliente se beneficiam com um projeto mais seguro, eficaz e lucrativo.

    Conheça mais sobre a Construct IN e a Monuv

    Índice

    compartilhe

    Leia mais…