Sim. O projeto de lei 6.154 de 2005 permite o uso de câmeras de monitoramento inclusive no interior das salas de aula.
Existem empresas de segurança e monitoramento especializadas em atender o segmento da educação infantil, o que confere ainda mais profissionalismo e conforto no projeto para a escola.
Por que usar câmeras em escolas?
A possibilidade dos pais ou responsáveis de acessar as imagens das câmeras confere grande credibilidade no relacionamento escola-pais/responsáveis. Tanto no que diz respeito aos cumprimento de procedimentos, quanto no gerenciamento da ansiedade dos pais que estão longe dos filhos.
Em uma rápida pesquisa na internet é possível perceber que a existência de câmeras na escola, creche ou berçário é um fator determinante na escolha dos pais de onde matricular seus filhos.
Portanto, para a escola também existem benefícios. Sem mencionar que com uma rede de câmeras a direção da escola poderá também averiguar facilmente ocorrências e realizar a gestão eficiente do seu quadro de colaboradores.
É possível, por exemplo, a coordenação identificar facilmente o horário de entrada e saída de funcionários ou o horário de chegada em sala dos professores e monitores.
Os pais podem acessar as imagens das câmeras?
Liberar o acesso às câmeras para os pais pode ser inviável em um modelo tradicional de CFTV. Isso porque mesmo as escolas regionais atendem de 50 a 200 alunos, cada um com 2 responsáveis em média. Escolas de médio a grande porte possuem facilmente mais de 2.000 alunos (o Colégio Visconde de Porto Seguro de SP, por exemplo, possui 25.000 alunos).
Portanto, mesmo no cenário mais conservador seria possível haver 400 pessoas acessando as câmeras simultaneamente.
Quando as câmeras não estão conectadas a um VMS em nuvem, cada acesso consome a rede local da escola, sobrecarregando a internet e causando lentidão em outros sistemas. Isso quando não derruba completamente a internet local.
“Uma câmera HD consome 1Mbps de banda de dados. Portanto, 400 pessoas assistindo a um vídeo consumiria 400Mbps da banda de dados da escola.”
Explica Bruno Freitas, CTO e cofundador da Monuv.
“Com as câmeras ou DVRs conectadas a um VMS em nuvem como a Monuv é possível realizar centenas ou até milhares de acessos simultâneos sem qualquer ônus na rede da escola.” completa Bruno.
Como a escola pode controlar o que os pais vêem?
A plataforma da Monuv possui uma funcionalidade que permite aos administradores criar grupos de câmeras com permissão por faixa de horário.
Desta forma a escola poderá determinar quais câmeras estarão disponíveis e também em qual período.
Pais com filhos no período da manhã poderão, por exemplo, acessar apenas as câmeras das áreas comuns e da turma em que seu filho estiver matriculado no período da manhã.
Câmeras são aliadas na construção de um relacionamento de confiança entre escola e responsáveis
As câmeras em escolas infantis são permitidas e são excelentes aliadas no relacionamento transparente e de confiança entre pais/responsáveis e a escola, berçário ou creche.
Um VMS em nuvem como a Monuv traz facilidade na criação ou atualização do sistema de câmeras, permitindo uma fácil gestão e compartilhamento. A capacidade da Monuv de se conectar com câmeras já instaladas reduz o custo de atualização de sistemas existentes, facilitando a adoção pelas escolas.