Depoimento
“Após dois anos de implementação, a Monuv se tornou o núcleo da nossa estratégia de monitoramento, independente da vertical que trabalhamos. O sistema tem sido fundamental para identificar anormalidades e riscos nos clientes, o que permite aos nossos operadores tomarem decisões rápidas e eficazes. Hoje, a utilização da Monuv é uma exigência em todos os novos negócios que comercializamos, sendo um fator essencial na precificação dos nossos serviços.”
— André Bicalho, Head de Segurança Eletrônica e Inovação na Megavig
Entenda o cenário de negócio no qual o projeto foi desenvolvido
Com quase 20 anos de experiência, o Grupo Megavig é especializado em Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Facilities, oferecendo soluções completas que abrangem segurança patrimonial, monitoramento e outsourcing. Sua central de monitoramento opera 24 horas por dia, buscando proporcionar um atendimento ágil e eficiente para suprir as demandas dos seus clientes.
Além de atender clientes corporativos e residenciais, a Megavig realiza o monitoramento de operações críticas como unidades de saúde. Ao receber o desafio de monitorar 16 unidades de saúde em São Paulo e mudar o cenário de segurança, a empresa percebeu que precisaria aplicar um modelo diferenciado de monitoramento e construiu um projeto envolvendo o uso de tecnologia de IA em nuvem.
Os problemas e desafios que precisavam ser solucionados
O primeiro desafio era centralizar a gestão das imagens das câmeras de segurança das 16 unidades. Além da dificuldade de estarem em locais distintos, cada unidade contava com câmeras e DVRs de diferentes modelos e tecnologias de conexão.
Diante disso, era essencial utilizar um software de gerenciamento de imagens (VMS) capaz de se integrar a diversos tipos de equipamentos.
O segundo desafio envolvia compreender a dinâmica das ameaças de segurança e desenvolver um modelo de monitoramento que oferecesse o nível de proteção necessário. O modelo mais eficiente seria o preventivo, que inclui o monitoramento das áreas externas das unidades, permitindo a detecção de ameaças e a geração de alerta para evitar ou mitigar riscos.
O uso de alarmes e sensores para monitorar ambientes externos se mostrou inviável devido ao alto número de disparos falsos. Mesmo os sensores mais modernos apresentam limitações significativas em ambientes imprevisíveis, como ruas e calçadas, gerando alertas indevidos causados por veículos, pedestres e até animais. Por isso, a aplicação de IA em nuvem era indispensável para um monitoramento preventivo eficaz.
O terceiro desafio estava relacionado ao orçamento disponível para a solução. Poucos softwares VMS conseguem centralizar a gestão de câmeras e aplicar IA em nuvem para detectar ameaças, e muitos operam no modelo on-premises, que exige a aquisição de servidores para processamento e armazenamento de dados. O alto custo de compra e manutenção desses servidores, especialmente para a Inteligência Artificial, que demanda grande capacidade de processamento, tornava essa opção incompatível com o orçamento do projeto.
Conheça as soluções tecnológicas que foram aplicadas
Diante dos desafios apresentados, o VMS em nuvem da Monuv se mostrou uma solução totalmente aderente por sua capacidade de:
- Conectar qualquer câmera ou DVR à plataforma
- Centralizar a operação e gestão de vídeos de câmeras de segurança em uma única interface, com visualização de cada câmera em um mapa
- Aplicar inteligência artificial em ambientes externos, com alta precisão de detecção
Exemplo visualização em mapa do parque de câmeras no VMS Monuv
Além do armazenamento em nuvem das imagens, garantindo a segurança da operação, a Megavig aplicou o analítico de Detecção de Pessoas Suspeitas.
Esse recurso utiliza inteligência artificial para detectar a presença de pessoas em uma área selecionada.
Exemplo de cena com área de interesse selecionada (área azul)
A detecção de pessoa suspeita irá gerar uma alerta para a central de Monitoramento da Megavig apenas quando houver uma pessoa na área delimitada por mais tempo do que o tempo de permanência mínimo configurado.
Exemplo de notificação de detecção de pessoa realizado pela IA e enviado à central
Para cada alerta recebido, a Megavig realiza a averiguação das imagens do momento da detecção da ameaça, de instantes antes — conhecido como pré-alarme — e também das câmeras ao vivo, permitindo uma ampla e rápida análise. A partir da classificação de risco existem diferentes protocolos e procedimentos executados pela central.
Exemplo de tela de análise de eventos na Monuv
Consulte os resultados concretos que foram alcançados
A parceria entre a Megavig e a Monuv não só modernizou a operação de monitoramento, mas também gerou resultados mensuráveis e significativos.
Com a centralização de 16 unidades de saúde em uma única plataforma e a aplicação de IA em nuvem, a Megavig alcançou uma redução de 35,7% no tempo de resposta e economizou R$ 695.500 ao evitar investimentos em servidores e infraestrutura on-premises.
Além disso, a detecção de eventos com 98% de precisão garantiu uma operação mais eficiente e confiável, resultando em 60% de economia nos custos de pronta resposta.
Esse case reforça que a implementação de IA em Nuvem não é apenas uma questão de inovação, mas uma estratégia sólida para otimizar custos, aumentar a precisão e fortalecer o posicionamento competitivo no mercado de segurança.