Nova IA promete redução de fraudes em mini mercados autônomos

VM-Monitora-IA-Monuv-minimercado-Autonomo-antifraude-varejo

A Monuv desenvolveu uma nova Inteligência Artificial capaz de detectar comportamentos suspeitos em mini mercados autônomos e, em parceria com a VMtecnologia, uma empresa especializada em tecnnologia para o mercado de autoatendimento, lançou o produto VM Monitora.

Ao cruzar os dados de cada transação com o comportamento do consumidor na loja é possível identificar transações suspeitas. O sistema de gestão de pagamentos VMPay classifica a transação como suspeita e o operador pode realizar a auditoria com o vídeo da transação já recortado e sincronizado. A sincronia garante que cada ação do comprador seja classificada e o vídeo do momento exato seja exibido, desde a entrada na loja até a interação com o totem de pagamento.

O que são os mini mercados autônomos?

Mini-mercados autônomos são lojas de autoatendimento comuns em condomínios e empresas que oferecem uma variedade de produtos. O modelo proporciona comodidade aos clientes, que podem fazer suas compras de forma independente a qualquer hora do dia.

Impulsionado pela pandemia, o setor varejista testemunhou uma mudança de paradigma e hoje os consumidores procuram cada vez menos as lojas físicas. O modelo de negócio de autoatendimento emergiu como uma alternativa à compra online, especialmente para produtos perecíveis e de consumo.

Segundo um pesquisa feita pela Samais Varejo, cerca de 70% dos compradores de imóveis estão dispostos a pagar um preço mais elevado por metro quadrado quando o condomínio oferece a comodidade de um mini-mercado.

A Global Market Insight prevê um crescimento anual que até 2027 o mercado de micro-marets valerá mais US$ 6,5 bilhões em todo o mundo.

Fraude é o maior desafio de um mini mercado autônomo

Operar um mercado autônomo possui vantagens claras como redução do custo com mão de obra de atendimento. Porém a taxa de fraude ou “taxa de esquecimento” é um problema real.

Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), em 2020, o índice geral de perdas no varejo brasileiro foi de 1,36% do faturamento bruto. Nos mini mercados autônomos essa taxa alcança surpreendentes 10%.

Para lidar com a perda as empresas buscam investir em sistemas, incluindo os sistemas de monitoramento por câmeras.

O procedimento mais comum adotado é o de auditar cada transação, buscando imagens gravadas do dia da compra. Essa análise pode ser feita com 1 a 3 dias de atraso em relação à compra efetiva.

Esse procedimento auxilia na recuperação de perdas, mas envolve uma análise manual o que torna o processo moroso e difícil de escalar.

Auditoria automática de perdas com o VM Monitora by Monuv

O objetivo do VMmonitora é reduzir a perda aumentando a eficiência no processo de auditoria e monitoramento de mini-mercados.

O produto possui 2 pilares essenciais:

Detecção automática de transações suspeitas: a IA é capaz de apontar transações suspeitas, eliminando a necessidade de auditar 100% das transações de compra ou tentativas de compra.

Análise eficiente de cada transação suspeita: toda transação possui uma evidência em vídeo sincronizada com a sequência de ações do comprador, permitindo ao operador navegar no ponto-chave desejado. Por exemplo, é possível solicitar o vídeo do momento que o comprador entrou na loja, interagiu com produto, com o totem ou o momento em que saiu. Isso reduz drasticamente o tempo despendido em cada análise, aumentando a eficiência da operação.

Saiba mais em https://materiais.vmtecnologia.io/vmmonitora-monuv

Gostou? Compartilhe

Assine nossa news mensal

Novidades da Monuv e destaques do setor