Cenário
O Grupo Euro17 é um conglomerado com mais de 30 anos de atuação em securitização, empréstimos, financiamentos, seguros e entretenimento, com mais de 1.200 funcionários e um faturamento anual de R$ 500 milhões.
A empresa possui uma ampla gama de localidades, tanto administrativas quanto destinadas ao atendimento ao público. Todos os locais possuem sistemas de monitoramento, totalizando cerca de 180 câmeras, para recuperação de imagens em situações de ameaças de segurança e também para gestão operacional.
A área de segurança patrimonial, responsável por toda segurança, também realiza a gestão dos sistemas de monitoramento e de recuperação de vídeos.
Os principais problemas relatados pela área eram:
- Capacidade limitada de armazenamento de imagens em DVRs.
- Perda de imagens críticas devido à falha dos discos de memória dos DVRs.
- Dificuldade de avaliar a saúde do parque de câmeras, exigindo acesso remoto por equipamento, sem painel central de status de conexão.
- Ineficiência no processo de recuperação de imagens. A falta de padrão de marcas e modelos de câmeras sem um sistema capaz de centralizar a gestão obrigava o uso de diferentes sistemas de acesso.
- Insegurança na gestão, com planilhas com informações de acesso remoto e compartilhamento de senhas.
- Acessos limitados impedindo a liberação ou compartilhamento da função de pesquisa de imagens com outras áreas.
Neste contexto, ao se deparar com uma demanda de expansão de lojas e do parque de câmeras ficou evidente a necessidade de aprimorar o sistema de gestão de segurança e do monitoramento de câmeras, permitindo maior centralização, controle, escalabilidade e segurança.
Solução
A área de Segurança Patrimonial em conjunto com o Departamento de TI elaboraram um projeto de reestruturação dos processos e sistemas do monitoramento de câmeras. A Monuv foi tecnologia escolhida para suportar a nova estrutura.
O projeto contemplou:
- Centralização das imagens em um único sistema: todas as 180 câmeras de diferentes marcas foram conectadas ao VMS em nuvem sem qualquer necessidade de troca ou atualização dos equipamentos.
- Eficiência na gestão do parque de câmeras: com o painel de saúde da câmeras é possível identificar equipamentos sem conexão ou com instabilidades, permitindo a manutenção preventiva dos equipamentos.
- Proteção do vídeo: armazenamento em nuvem de todas as câmeras, eliminando a perda de imagens.
- Flexibilidade de armazenamento: definição de regras de tempo de armazenamento conforme a necessidade, permitindo que câmeras de pontos críticos tenham maior tempo tempo de armazenamento sem aquisição ou troca de equipamentos.
- Autonomia na recuperação de vídeos: com a centralização das imagens o processo de recuperação leva menos tempo e permite o compartilhamento simples de imagens com áreas e clientes internos.
Resultados
Com a adoção do VMS em nuvem da Monuv como o sistema central de segurança e monitoramento a Euro17 conquistou como resultados:
- Otimização das rotinas da área de Segurança Patrimonial: processos como de recuperação de imagens que antes tomavam tempo considerável hoje são feitos de maneira simples e eficiente.
- Mais segurança e proteção: com as imagens protegidas em nuvem processos críticos e situações de risco podem ser devidamente avaliadas contando com a garantia da evidência em vídeo.
- Escalabilidade: a expansão de lojas deixa de ser um problema uma vez que o VMS em nuvem permite a ampliação sem qualquer investimento em arquitetura, de forma simples e imediata.
- Projeto de ampliação concluído com sucesso: após a adoção da Monuv houve uma expansão em 50% do parque, saindo de 180 para 270 câmeras conectadas ao VMS, sem qualquer intercorrência ou imprevistos.
- Autonomia: da ativação ao desligamento, o sistema permite total controle pelo time de segurança e TI da Euro17, garantindo previsibilidade e segurança na gestão.
Depoimento
“Antes enfrentávamos muitas instabilidades no acesso remoto às imagens. Com a Monuv ganhamos agilidade na recuperação de gravações e com a gestão simplificada das câmeras eliminou surpresas de indisponibilidade de imagens. Estamos entusiasmados com essa parceria!”
Everton Moreira, Diretor de Tecnologia e Inovação da Euro17.
Conclusão
A implementação do VMS em Nuvem da Monuv transformou a gestão de segurança da Euro17, proporcionando uma solução robusta e escalável para o monitoramento de câmeras. A centralização das imagens, a proteção garantida pelo armazenamento em nuvem, e a flexibilidade de gestão resultaram em processos mais eficientes e seguros.
Com a expansão do parque de câmeras para 270 unidades e a simplificação das operações de segurança, a Euro17 agora desfruta de maior controle e previsibilidade, destacando-se na inovação e na eficiência operacional.