Central de Monitoramento: o que é e como funciona! 
31 de outubro de 2023

A Central de Monitoramento é um dos principais temas a serem discutidos quando o tema é segurança eletrônica. Nós da Monuv reconhecemos essa importância e vamos a fundo para que você saiba como funciona e como ela pode otimizar sua rotina. Vamos lá?

O que é uma Central de Monitoramento?

É um ambiente físico especialmente projetado, estruturado e dedicado para se realizar o monitoramento de ambientes, edificações, equipamentos, operações, processos e pessoas, recebendo, tratando e analisando os dados fornecidos e intervindo quando necessário.

O que faz uma central de monitoramento? 

O principal objetivo de uma Central de Monitoramento é acompanhar um sistema, equipamento, operação, processo, ambiente, objeto ou pessoa, para identificar indícios de eventos indesejáveis e adotar ações e protocolos de segurança pré-definidos.

Qual a diferença de CFTV para a central de monitoramento?

CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é um sistema de segurança eletrônica que utiliza câmeras para captar imagens em tempo real. Já a Central de Monitoramento é um ambiente físico especialmente projetado para se realizar o monitoramento.

A Central de Monitoramento é responsável por receber sinais, dados e informações dos sistemas existentes.

Vantagens da Central de Monitoramento: 

  1. Acompanhamento em tempo real: permite o acompanhamento em tempo real dos sistemas monitorados 
  1. Intervenção rápida: pode intervir rapidamente em caso de eventos indesejáveis
  1. Redução do risco: A Central pode reduzir o risco de eventos indesejáveis por meio da adoção de protocolos pré-definidos 
  1. Maior eficiência: aumentar a eficiência do sistema monitorado por meio da análise dos dados fornecidos. 

Inteligência Artificial na Central de Monitoramento

A Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada na área da segurança eletrônica. Na Central de Monitoramento, a IA pode ser utilizada para analisar os dados fornecidos pelos sistemas monitorados e identificar padrões que possam indicar eventos indesejáveis. 

Além disso, a IA pode ser utilizada para automatizar processos e aumentar a eficiência do sistema. 

Como a Monuv pode elevar sua Central de Monitoramento

A solução de VMS em nuvem com analíticos da Monuv utilizam a Inteligência Artificial com este propósito. A facilidade consiste em uma tecnologia própria e generativa, que independem da atenção humana e podem ser utilizados de forma investigativa e preventiva, onde os eventos gerados podem ser monitorados de qualquer lugar do mundo através do aplicativo e da plataforma web.

Conclusão

A Central de Monitoramento é um ambiente físico especialmente projetado para realizar o monitoramento. A equipe da Central visa acompanhar um sistema, equipamento, operação, processo, ambiente, objeto ou pessoa para identificar indícios de eventos indesejáveis e adotar ações e protocolos de segurança pré-definidos. 

Aderir à Inteligência Artificial da Monuv na Central pode aumentar ainda mais a eficiência do sistema monitorado.

SEJA UM PARCEIRO MONUV!

Índice

compartilhe

Leia mais…