Guia Definitivo do Monitoramento em Nuvem de Câmeras
14 de setembro de 2022

Entenda tudo sobre monitoramento em nuvem. A tecnologia que vem agitando o mercado de segurança eletrônica.

Entenda tudo sobre monitoramento em nuvem Monuv. A tecnologia que vem agitando o mercado de segurança eletrônica.

A preocupação com a segurança das imagens das câmeras de segurança não é algo novo. Enquanto sistemas de redundância ou backup remoto possuem altos custos de aquisição e manutenção, o monitoramento em nuvem é uma alternativa que não requer investimento inicial e com custos previsíveis.

Vamos entender melhor outros benefícios dessa inovação:

Gravação em nuvem como proteção contra falhas do DVR

O vídeo gravado no DVR / NVR utiliza discos rígidos que em algum momento irão apresentar falhas. O problema é que muitas vezes essas falhas são descobertas logo quando existe uma ocorrência ou sinistro, ou seja, quando você mais precisa do vídeo.

DVRs / NVRs redundantes podem fornecer um nível adicional de proteção, mas isso adiciona um custo significativo pois requerem aquisição de equipamentos adicionais, mão de obra especializada, compra de licenças de software e gestão contínua dessa arquitetura.

Backup de câmeras em nuvem contra roubos

O motivo mais óbvio para o monitoramento em nuvem é garantir que as evidências de vídeo não sejam perdidas ou roubadas. DVRs / NVRs podem ser facilmente roubados ou danificados e todo investimento em infraestrutura de segurança eletrônica ser perdido.

Saiba quando a câmera ip ou DVR estiverem desconectados

É fato que as câmeras de segurança não funcionam continuamente e isso é algo quase impossível de prevenir. Os motivos variam desde a reinicialização da câmera ou DVR, perda de conexão com a internet, falta energia, falha do equipamento ou até ações de pessoas mal intencionadas.

Com o monitoramento em nuvem se algo acontecer com a câmera impedindo-a de enviar dados para a nuvem, o usuário será notificado imediatamente para que possa tomar uma ação e evitar surpresas.

Na Monuv, por exemplo, verificamos o status da sua câmera em tempo real. O recurso funciona para todas as câmeras conectadas à plataforma sem qualquer cobrança adicional.

A plataforma notifica o administrador sempre que uma câmera perder conexão com o sistema em nuvem. Uma vez que conexão seja restabelecida uma outra notificação é enviada.

Além disso o gestor pode acessar relatórios que facilitam a identificação de câmeras com problemas de conexão.

Relatório de status de câmera Monuv

Tempo de histórico de armazenamento flexível e ilimitado

DVRs e NVRs têm capacidade de armazenamento limitada. Inevitavelmente, à medida que mais câmeras são adicionadas e câmeras de resolução mais alta empregadas, o tempo total de retenção do gravador é reduzido.

Com o monitoramento em nuvem a solução de armazenamento é totalmente flexível e escalável. A plataforma da Monuv permite que cada câmera seja configurada conforme a necessidade do projeto. Portanto, você pode ter algumas câmeras armazenando 3 dias de histórico e outras com 90 dias.

Pode ainda aumentar ou diminuir o tempo de armazenamento no momento que quiser, com um clique.

Acesso ilimitado ao vídeo

As pessoas estão sempre em movimento e para que elas permaneçam produtivas elas precisam de acesso fácil e imediato ao sistema de videomonitoramento.

Os sistemas NVR tradicionais possuem limitações nesse sentido, seja por consumo excessivo de banda de internet ou pelo limite de usuários registrados. Fato é que se múltiplos usuários tentarem acessar remotamente as imagens das câmeras irão experimentar um sistema lento e sem resposta.

Com o sistema de monitoramento em nuvem o vídeo da câmera está em um servidor em nuvem com alta capacidade de processamento. Na prática isso significa que infinitos usuários podem acessar simultaneamente o fluxo de vídeo ao vivo ou gravado sem qualquer impacto no desempenho.

Compartilhamento fácil de câmeras

Muitas vezes é necessário liberar acesso temporário às imagens das câmeras. Seja por um política de segurança ou por estar explorando o sistema de câmeras para aplicações comerciais.

Veja aqui como usar o sistema de câmeras em outras áreas do negócio

Usando uma plataforma de monitoramento em nuvem o compartilhamento de vídeos não poderia ser mais fácil.

Tudo que o usuário precisa fazer é inserir os endereços de e-mail dos indivíduos com quem deseja compartilhar. Esses usuários receberão um link e poderão reproduzir o vídeo a partir de qualquer dispositivo com qualquer conexão à internet.

Compartilhamento de câmera na Monuv

Redução no consumo de internet no local do DVR

Quer dizer que a o monitoramento em nuvem das câmeras em nuvem irá diminuir o consumo de internet?
Sim! A internet ainda será importante para enviar as imagens para a nuvem, mas apenas a banda de upload será utilizada .

Portanto, com a câmera em nuvem no acesso às imagens não há qualquer consumo de banda no local onde está o equipamento. Isso significa que locais que requerem muitos acessos simultâneos podem aproveitar a gravação em nuvem para ampliar o número de pessoas que poderá ter acesso às imagens.

Esta característica da gravação de câmeras baseada na nuvem abre um leque enorme de oportunidades pois permite que muitas pessoas tenham acesso seguro às imagens sem prejudicar a qualidade do sistema de monitoramento.

Em um condomínio, por exemplo, além do síndico, cada morador pode ter um usuário e senha individual para visualizar ou resgatar as imagens das câmeras de segurança.

Monitoramento em nuvem para segurança colaborativa

Como a câmera em nuvem facilita muito o compartilhamento de imagens este modelo é perfeito para projetos de segurança colaborativa entre comunidades de moradores de bairros e até cidades.

Neste modelo um única câmera bem posicionada possui utilidade para um grupo de pessoas que podem visualizar as imagens das fachadas de seus estabelecimentos ou de suas casas, por exemplo.

O fácil compartilhamento permite também que as autoridades locais tenham acesso rápido às imagens agilizando todo o processo de investigação de ocorrências.

Configuração de rede de segurança colaborativa na Monuv

Segurança, segurança, segurança

Ao realizar o armazenamento em nuvem as imagens das câmeras estarão blindadas tornando impossível a destruição por terceiros.

Saiba mais sobre como o monitoramento em nuvem torna seu negócio mais seguro neste artigo.

Centralização de diferentes câmeras em plataforma única

Com a plataforma de câmeras em nuvem você acessa todas as câmeras em um único sistema. Mesmo que existam câmeras ou DVRs de diferentes fabricantes, em diferentes locais ou até mesmo em diferentes países, todas as imagens estarão centralizadas em um único acesso, de forma organizada e acessível.

Menor custo total do investimento no sistema de CFTV

Ao comparar o custo do modelo tradicional com o modelo de nuvem é preciso olhar para todos os custos envolvidos, mesmo aqueles que não são tão aparentes. Conheça todos os parâmetros que deveriam ser considerados nesta análise acessando este artigo.

Agilidade na recuperação de imagens da câmera

Uma briga entre condôminos, um acidente de trânsito, um furto… Situações cotidianas que quando flagradas por câmeras de segurança podem facilitar bastante a solução de um evento.

Porém, infelizmente o processo de recuperação de imagens das câmeras de segurança pode ser uma atividade bastante complexa e envolve várias etapas. Vamos analisar um exemplo de um processo real de um condomínio no RJ:

  1. Morador identificou um risco no seu veículo
  2. Entra em contato com o porteiro que aciona o síndico
  3. Síndico agenda um horário com o morador para entender o cenário
  4. Síndico registra no livro de ocorrências e aciona administradora do condomínio
  5. Administradora aciona responsável pelo CFTV
  6. Responsável pelo CFTV se desloca até o local para recuperação da gravação física
  7. Responsável envia trecho selecionado para administradora
  8. Administradora enviar trecho de vídeo ao síndico
  9. Síndico apresenta vídeo para análise do morador

São muitas etapas, muitas pessoas e muito tempo envolvido. Isso sem mencionar as possibilidades de erros entre cada uma das etapas. Para quem precisa do vídeo é um tempo demasiado longo para a solução do seu problema e para a empresa significa dispor de recursos valiosos (e custosos).

Como já pudemos ver, no monitoramento em nuvem o acesso é online e ilimitado. No exemplo do morador, o síndico poderia liberar um acesso temporário à câmera em questão ou ele já poderia ter acesso sem sequer precisar acionar o síndico.

Leve a tecnologia de monitoramento em nuvem para o seu negócio.

SEJA UM PARCEIRO MONUV! 

Índice

compartilhe

Leia mais…