Monuv e VMtecnologia: como a inteligência artificial é capaz de automatizar a gestão em mini mercados
1 de abril de 2024
mini mercado monuv vmtecnologia

A VMtecnologia, especializada em serviços de software e produtos de hardware para o mercado de autoatendimento, lançou no início de 2024 o VMmonitora, em parceria com a Monuv, empresa especializada em monitoramento de imagens através de inteligência artificial.

O VMmonitora incorpora inteligência artificial (IA) em uma plataforma de monitoramento, direcionada para operações de minimercados autônomos, especialmente aqueles que adotam o conceito de honest market, onde as transações ocorrem de forma automatizada, dispensando a presença de funcionários.

O que são os minimercados autônomos? 

Os minimercados autônomos são estabelecimentos de autoatendimento presentes em condomínios ou empresas, oferecendo uma variedade completa de produtos operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, que proporcionam comodidade aos clientes, que podem fazer suas compras de forma independente, utilizando totens de autoatendimento.

Oportunidades e crescimento no mercado de mini mercados 

Nos últimos anos, o setor varejista testemunhou uma mudança de paradigma à medida que os consumidores procuram cada vez mais praticidade e comodidade. O modelo de negócio de autoatendimento emergiu como uma solução viável para atender a demanda crescente dos mini mercados.

Segundo dados de pesquisa feita pela Samais Varejo, cerca de 70% dos compradores de imóveis estão dispostos a pagar um preço mais elevado por metro quadrado se o condomínio oferecer um mini mercado. 

Outro dado importante é o da pesquisa da Global Market Insight, intitulada ‘Self-Checkout System Market Report’, que prevê um crescimento anual de 11% até 2027, elevando o valor do mercado para US$ 6,5 bilhões em todo o mundo.


Principais desafios de gestão e segurança para expansão de operações de minimercados 

Como mencionado anteriormente, o mercado de autoatendimento oferece oportunidades promissoras. No entanto, esses estabelecimentos enfrentam desafios únicos devido à sua natureza de operação sem funcionários, tendo que evitar prejuízos financeiros, problemas de estoque, furto de mercadorias e insatisfação do cliente.


Abaixo, listamos alguns dos problemas mais comuns enfrentados pelas operações de minimercados:

  • Danos à propriedade e roubos: minimercados autônomos enfrentam riscos como furtos, assaltos e danos à propriedade. Investir em sistemas de vigilância, alarmes e treinamento de funcionários é fundamental.

  • Controle de acesso: gerenciar quem tem acesso a áreas sensíveis é crucial. Isso inclui sistemas de controle de acesso, senhas fortes e monitoramento por imagem em toda a operação.

  • Segurança física: iluminação adequada, câmeras de segurança, alarmes e travas nas portas são essenciais para prevenir roubos e garantir a segurança dos clientes

  • Proteção de dados: minimercados autônomos coletam dados de clientes. Proteger essas informações é vital para evitar violações de privacidade e multas.

  • Utilização de câmeras de segurança: apesar de serem aliadas no combate à fraude, a análise manual das imagens ainda é comum, tornando o processo moroso e suscetível a erros.

  • Complexidade operacional: a auditoria de cada transação demanda tempo e esforço, especialmente para identificar comportamentos suspeitos.

Os desafios ressaltam ainda mais as oportunidades para softwares como o VMmonitora, que, por meio de monitoramento e inteligência artificial, podem elevar o padrão das operações em minimercados.

VMmonitora: solução de IA para reforçar segurança em minimercados

O principal objetivo do VMmonitora é reduzir desvios e aprimorar a eficiência na segurança dos minimercados. Porém, com a integração de monitoramento por imagens através da inteligência artificial, todo o processo se torna muito mais inteligente. Veja os principais aspectos de melhoria operacional:

  • Monitoramento remoto e segurança preventiva: o acesso imediato às imagens à distância permite que os operadores ajam prontamente diante das detecções de adição e remoção de itens do carrinho, bem como dos pagamentos não realizados e outras atividades, além de garantir mais segurança para os clientes.

  • Redução da dependência e intervenção humana: por ser um sistema digital operando 24/7, o VMmonitora assegura eficiência por sua inteligência e contínua aprendizagem. Ao contrário dos seres humanos, suscetíveis a perdas de informações, geração de falsas notificações e fadiga.

  • Integração com totens de pagamento: a integração direta com os totens garante uma grande vantagem que é gerar automaticamente uma ocorrência a cada interação do cliente, com a linha do tempo e o carrinho de compras adicionado.

  • Redução da taxa de quebra de vendas e perdas de mercadoria: o VMmonitora contribui diretamente para a redução da taxa de quebra nas lojas, melhorando a gestão de estoque e prevenindo perdas financeiras.

O VMmonitora, oferecido no modelo VSaaS, já está disponível para aquisição. Atualmente em execução nas cidades de São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro, a solução tem previsão de expansão e pretende alcançar 1500 pontos de venda em minimercados até o início de 2025. 

Para mais detalhes sobre os planos e funcionalidades, acesse o site da VMtecnologia clicando no link abaixo!

CONHEÇA O VMmonitora! 

Índice

compartilhe

Leia mais…